A climatização de ambientes proporciona diversas vantagens para quem frequenta ou permanece no ambiente. Isso porque o ar-condicionado, desde que seja feita manutenção periódica, eleva a qualidade do ar e interfere na produtividade da empresa ou edifício.
Um dos fatores que representa vantagem para escolher a climatização é o aumento da produtividade. Em uma empresa, o conforto térmico – temperatura e ventilação adequada para o bem-estar humano – está diretamente ligado com o rendimento dos funcionários. Ambientes que são muito quentes ou muito frios afetam diretamente a saúde dos funcionários e consequentemente sua produtividade.
De acordo com a NR17 do Ministério do Trabalho, as temperaturas aceitáveis para os ambientes de trabalho são entre 20 e 23°C no inverno, e 23 e 26°C no verão. Já de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a temperatura ideal em ambientes fechados é de 23°C a 26°C. No entanto, o conforto térmico vai além da temperatura do ambiente, já que ele também está ligado com a ventilação e circulação do ar no local. Por isso, a instalação de um sistema de climatização é melhor e mais efetivo do que a utilização de aparelhos individuais (como os do tipo Split), já que o sistema de climatização é pensado para o local em que está sendo feita a instalação.
Outra vantagem é a permanência maior das pessoas no local. Se você possui uma loja de roupas, por exemplo, a temperatura agradável irá fazer com que seus clientes permaneçam mais tempo comprando na loja, e, inclusive, que eles voltem mais vezes, porque a experiência no local será confortável. Isso se aplica a todos tipos de comércio que requerem maior permanência do cliente no local, pois a climatização irá tornar o ambiente mais convidativo. Quem não ama sair do calor ou frio da rua e entrar em um shopping ou loja com ambiente climatizado? O conforto é quase instantâneo.
A climatização de ambientes também tem relação com a qualidade do ar. Os filtros dos aparelhos climatizadores são responsáveis pela retenção de germes, fungos, bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde. Assim, a climatização é responsável pela purificação do ar. Mas, para que seja efetiva, é necessário seguir uma manutenção periódica obrigatória por lei para manter a limpeza adequada do ar condicionado. Essa manutenção, conhecida tecnicamente como PMOC (Plano de Manutenção e Controle de sistemas de climatização) é obrigatório em edifícios de uso coletivo, público e privado, de acordo com a LEI N. 13.589, sancionada em 4 de janeiro de 2018.
Ainda possui dúvidas sobre a climatização de ambientes e a manutenção periódica (PMOC)? Entre em contato com a Climasul através do telefone (41) 2105-6650, por e-mail comercial@climasul.com.br ou preencha o nosso formulário que ligamos. Fundada em 1991, a Climasul conta com mais de 27 anos de experiência na área de climatização e, hoje, é referência no mercado por apresentar soluções inteligentes e inovações em tecnologias de HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado).