O ar condicionado industrial é um sistema muito importante em uma variedade de setores.
Isso porque é capaz de fornecer conforto térmico, controle de umidade e condições ideais para processos de produção.
Contemplando desde fábricas até instalações de armazenamento, esses sistemas são projetados para lidar com grandes volumes de ar.
Por isso, é tão importante entender como funciona e saber como gerenciar a climatização industrial, a fim de se obter uma operação eficiente ao longo do tempo.
O que é ar condicionado industrial e como funciona?
É comum que em ambientes industriais haja uma concentração de pessoas e máquinas trabalhando em um mesmo espaço.
Sem um sistema de climatização adequado, é natural que o ambiente fique desagradável para se desempenhar as funções de trabalho.
E é exatamente aqui que entra o sistema de ar condicionado industrial, um sistema projetado para fornecer controle de temperatura em ambientes produtivos.
Como funciona o ar condicionado industrial
Normalmente, uma parte da estrutura do ar-condicionado industrial fica localizada do lado externo do local que irá ser climatizado.
Essa parte do equipamento é a responsável por puxar o ar quente de dentro do ambiente e o esfriar, transformando-o em ar fresco.
Logo em seguida, quando o ar é resfriado, ele precisa ser distribuído por todo a indústria. Esse processo é feito através de grandes tubos: os famosos dutos.
Ao mesmo tempo, os ventiladores localizados nos dutos e/ou em suas extremidades ajudam a empurrar o ar fresco para que ele chegue aos pontos desejados da indústria.
O ar condicionado industrial precisa ser devidamente controlado para garantir que a temperatura do processo ou do conforto, e isso é feito por meio dos termostatos que ajustam a quantidade de frio que é alocado para dentro da indústria.
Benefícios do ar condicionado industrial
Como é possível perceber, a o ar condicionado industrial oferece benefícios enormes para os ambientes de trabalho em diversos setores industriais. Entre as principais vantagens, destacam-se:
- Saúde e segurança;
- Conforto dos colaboradores;
- Preservação do maquinário;
- Controle de qualidade;
- Eficiência nas operações;
- Conformidade com as leis.
Entenda melhor cada um desses benefícios a seguir.
Saúde e segurança
Definitivamente, é necessário manter uma temperatura adequada e controlada nos ambientes de trabalho, a fim de garantir a boa saúde e segurança dos funcionários.
Sendo assim, o ar condicionado industrial ajuda a prevenir problemas relacionados ao calor, além de criar condições mais seguras para a realização de tarefas.
Conforto dos colaboradores
Da mesma forma, o ar condicionado industrial proporciona um ambiente de trabalho mais confortável para os colaboradores, aumentando o seu bem-estar.
Vale ressaltar que ambientes mais confortáveis também podem contribuir para a redução do estresse, melhorando a produtividade da equipe.
Preservação do maquinário
Esse é um ponto muito importante, pois em muitos processos industriais é preciso manter uma temperatura estável para se garantir o funcionamento adequado de equipamentos.
Seguindo essa lógica, a climatização ajuda a proteger os equipamentos industriais contra possíveis danos decorrentes de temperaturas extremas ou flutuações bruscas de temperatura.
Controle de qualidade
Em determinados setores, como na produção de alimentos e produtos farmacêuticos, o controle preciso da temperatura é imprescindível para manter a qualidade dos produtos.
E é graças ao sistema de ar condicionado industrial que é possível criar e manter as condições ideais de armazenamento e fabricação dos produtos.
Eficiência nas operações
Ambientes com temperaturas controladas sempre serão mais eficientes.
Por exemplo, em fábricas onde processos industriais geram muito calor, a climatização pode ajudar a manter a eficiência dos equipamentos e evitar paradas não planejadas devido ao superaquecimento, o que se reflete em menos tempo ocioso na produção.
Conformidade com as leis
No Brasil, as regulamentações relacionadas à manutenção de temperaturas adequadas em ambientes industriais variam um pouco, pois dependem do setor e das atividades realizadas pela empresa.
No entanto, existem diretrizes gerais estabelecidas pela legislação trabalhista e por normas reguladoras que visam garantir condições de trabalho seguras, dentre as quais se destacam:
- NR-15: trata de atividades e operações insalubres, estabelecendo limites de tolerância para exposição ao calor em ambientes de trabalho com base na temperatura, umidade, carga térmica, entre outros fatores. O objetivo é proteger trabalhadores contra riscos à saúde decorrentes do calor excessivo.
- NR-17: estabelece parâmetros ergonômicos para a adequação das condições de trabalho, incluindo o controle da temperatura e da umidade, de modo a proporcionar conforto térmico.
2 tipos de ar condicionado industrial mais utilizados
Na indústria, vários modelos de ar condicionado são utilizados.
Isso varia de acordo com as necessidades de cada ambiente industrial, do tipo de atividade e das condições operacionais.
Entre os mais utilizados destacam-se os citados a seguir.
Rooftop
É um modelo de ar condicionado montado no telhado de edifícios industriais.
Normalmente são usados em instalações industriais de grande porte devido à sua capacidade de fornecer refrigeração para espaços amplos e sua facilidade de instalação e manutenção.
Centrais de ar-condicionado
As centrais são sistemas de ar condicionado industrial centralizados que fornecem refrigeração para múltiplos espaços dentro de uma instalação industrial.
Elas podem ser divididas em dois grupos:
- Sistemas de expansão direta: quando se utiliza unidades de ar-condicionado;
- Sistemas de expansão indireta: que utiliza água gelada no sistema para realizar a refrigeração do ambiente.
Tenha em mente que a escolha do tipo de ar condicionado industrial mais adequado dependerá das necessidades de refrigeração do ambiente.
Manutenção preventiva: por que é tão importante?
Em sistemas de climatização industrial, a manutenção preventiva garante o funcionamento eficiente dos sistemas de ar condicionado e refrigeração.
Isso porque, por meio dela, é possível identificar e corrigir problemas potenciais nos sistemas antes que eles se tornem grandes falhas.
Dessa forma, a prevenção realiza inspeções regulares e substitui peças desgastadas, o que ajuda a prolongar a vida útil dos equipamentos.
Além disso, vale ressaltar que sistemas de climatização sem manutenção adequada tendem a operar com menos eficiência, e acabam gerando consumo excessivo de energia e custos mais altos de operação.
Além de tudo isso, como já mencionamos, no Brasil há normas que exigem a manutenção regular dos sistemas de climatização em ambientes comerciais e industriais.
O mais famoso deles é o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), que foi regulamentado pela Portaria nº 3.523/1998 do Ministério da Saúde.
Por isso, é muito importante que a sua empresa saiba como implementar e gerenciar o PMOC.
Quem deve fazer a manutenção preventiva?
A manutenção preventiva em sistemas de ar condicionado industrial deve ser realizada por profissionais qualificados e especializados nessa área, como técnicos de refrigeração e climatização ou engenheiros mecânicos.
Tais profissionais possuem conhecimento sobre o funcionamento dos sistemas de ar condicionado industrial, o que inclui seus componentes, princípios de operação e requisitos de manutenção.
De igual modo, a manutenção preventiva envolve o manuseio de equipamentos elétricos, fluidos refrigerantes e outros componentes que podem representar riscos à segurança se não forem manipulados corretamente.
Por esse motivo, somente profissionais qualificados são capazes de realizar ajustes e otimizações nos sistemas de ar condicionado industrial para aumentar sua eficiência e prolongar sua vida útil.
Dessa forma, o processo resulta em economia de energia e redução de custos. Portanto, escolha profissionais qualificados e experientes para te ajudar a garantir todos os benefícios que o ar condicionado industrial em ambientes produtivos pode oferecer!
Comments are closed.